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É um cartão para o acesso ao professor que que possui os requisitos necessários ao benefício do desconto de até 50% nas passagens do Sistema Estadual de Transporte Público Metropolitano Metroferroviário (metrô/trem). Ressaltamos que o professor não tem direito as cotas para uso nos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo, nem a gratuidade.
Lecionar cursos de Ensino Infantil, Ensinos Fundamental, Médio, Superior ou Técnico/Profissionalizante autorizados, reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes, ministrados por instituições de ensino da rede pública ou privada, cadastradas no Sistema de Bilhetagem Eletrônica – SBE da SPTrans.
Existir oferta de transporte (metrô/trem) no percurso de ida e volta entre a residência do professor e a Unidade de Ensino, no Município e Região Metropolitana de São Paulo incluindo as cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Grande Paulista e Jundiaí.
Informe a Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete do Professor no ano vigente;
Aguarde o envio dos seus dados à SPTrans pela Unidade de Ensino. Você pode acompanhar essa etapa através do site sptrans.com.br/professor;
Basta iniciar o processo de solicitação e digitar RG e CPF para conferir se você já pode emitir o Bilhete Único de Professor;
Pague o valor correspondente a 5 tarifas de ônibus vigentes, por PIX, cartão de crédito ou boleto;
Após a conclusão dessas etapas o cartão será encaminhado para a sua unidade de ensino, em até 20 (vinte) dias úteis a partir da confirmação de pagamento do pedido.
Esse benefício está disponível exclusivamente no Bilhete do Professor.
A legislação que concede e regulamenta o benefício estabelece que para ter direito o professor precisa lecionar em cursos do Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Ensino Superior e Tecnológico, na rede pública municipal, estadual e federal ou na rede privada de ensino, cujos cursos sejam devidamente autorizados, oficialmente reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes.
Quando desejar utilizar o nome social nos cadastros da SPTrans, bem como no Bilhete do Professor, nos termos do Decreto nº. 58.228, de 16 de maio de 2018, solicite pelo Portal SP156.
Para a 1ª via ou a revalidação do Bilhete do Professor é cobrado o valor correspondente a 5 tarifas de ônibus vigentes. Para 2° via do Bilhete do Professor o valor é correspondente a 10 tarifas de ônibus vigentes.
Para saber o valor de sua cota em dinheiro multiplique a quantidade de créditos a que tem direito pelo valor da Meia-Tarifa vigente. Ex: cota de 48 créditos = 48 x o valor da Meia-Tarifa vigente.
A aprovação ocorre logo após o envio do arquivo. Em caso de reprovação, o professor recebe pelo e-mail cadastrado o motivo da recusa. O processo de solicitação do benefício só tem andamento após a validação dos documentos e da foto.
Se o problema persistir, solicite atendimento através do link https://sptrans.documentodoestudante.com.br/lp/bilhete-unico-professor/
É possível acompanhar a situação do seu pedido pelo site. O prazo de entrega do cartão é de até 20 (vinte) dias úteis, a partir da confirmação de pagamento do pedido. A primeira e segunda via do bilhete é entregue na Unidade de Ensino.
Essa informação está disponível em seu cadastro no site.
Para esse cálculo leva-se em consideração, entre outros fatores, a carga horária letiva, o período de duração e as informações complementares fornecidas pela Unidade de Ensino.
As cotas de julho e dezembro variam conforme a estrutura de cada curso.
Trata-se do sistema que processa as informações enviadas pelas Unidades de Ensino, para verificação dos requisitos de validação do benefício. O sistema calcula a distância e quantidade de modais necessária para a realização dos deslocamentos. Caso a sua solicitação tenha sido negada pelo GIS, solicite atendimento pelo Portal SP156.
Para correção dos dados cadastrais e emissão de um novo cartão, deverá fazer agendamento através do link www.sptrans.com.br/atendimento
As cotas são comercializadas no período de fevereiro a dezembro. Janeiro, no Calendário Nacional, é destinado ao recesso escolar, portanto não é considerado mês letivo.
• Compras efetuadas em pontos de venda assistida: apresente o Bilhete Único do Professor ao atendente e compre a quantidade desejada até o limite estabelecido. Você pode efetuar até 15 compras durante o mês.
• Compras pela Loja Virtual: basta emitir e pagar o boleto e, após 72h, realize a recarga em qualquer equipamento da rede credenciada.
• Compras por meio de aplicativos para celular smartphone: acesse o site e escolha um dos aplicativos homologados pela SPTrans.
• Correntistas do Banco do Brasil: podem comprar créditos utilizando o cartão de débito, nas máquinas de autoatendimento, ou por meio de aplicativo ou pelo site do banco.
• Correntistas do Banco Itaú: podem comprar créditos utilizando o App Itaú, App Itaú Light ou App Itaú Personnalité.
O Bilhete do Professor é exclusivo para cotas do Sistema Estadual de Transporte Público Metropolitano Metroferroviário (metrô/trem). Ele não é aceito nos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo.
Será cobrado o valor da tarifa praticada anteriormente, pelo prazo de 180 (cento e oitenta dias) contado da data do reajuste tarifário. Após esse prazo o desconto será realizado com base na tarifa vigente.
O prazo para a liberação do pedido, após o pagamento do boleto, é de até 2 dias úteis (48 horas). Caso o crédito não seja disponibilizado após esse período envie um e-mail para lojavirtual@sptrans.com.br.
As solicitações para soluções de problemas com recargas em máquinas de autoatendimento e pontos de venda e recarga instalados nas Estações de metrô/trem devem ser encaminhadas aos responsáveis pelos equipamentos. As máquinas de autoatendimento possuem identificação da empresa responsável, com número de telefone para contato no próprio equipamento. Se não for dada solução, o usuário deve acionar o Metrô, CPTM ou ViaMobilidade, de acordo com a estação onde o fato ocorreu.
Atendimento eletrônico:
• Acesse a área logada no site da SPTrans, no menu esquerdo, clique em “Meus Cartões”. Selecione o cartão que deseja cancelar e clique no ícone “Cancelar Cartão”.
Atendimento telefônico:
• no município de São Paulo: ligue para a Central 156 (atendimento 24h); ou
• outras localidades: ligue CPTM 0800 055 0121(dias úteis, das 5h às 22h, aos sábado, das 6h às 18h) ou 0800 011 0156 (atendimento 24h).
Para uso em uma mesma linha de bloqueio do metrô/trem é necessário o intervalo mínimo de 30 minutos.
A legislação municipal, que rege o Serviço de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo, não concede o desconto de 50% sobre o valor das tarifas de ônibus aos professores. A legislação estadual, que rege o Sistema Estadual de Transporte Público Metropolitano Metroferroviário, concede o desconto de 50% sobre o valor das tarifas de metrô/trem aos professores.
Procure um Posto de Atendimento da SPTrans (os Postos de Atendimento localizados nos Terminais da SPTrans funcionam, diariamente, das 06h às 22h) e apresente o cartão para análise. Se não for possível a restauração, o cartão deverá ser substituído, somente no Posto Central com agendamento após o pagamento de taxa da 2ª via. Quando constatado que o problema ocorreu por falha técnica, a 2ª via é gratuita.
A renovação é um procedimento que deve ser feito pela Unidade de Ensino.
Solicite que a Unidade de Ensino, onde você leciona, faça a sua renovação semestral junto à SPTrans.
A partir de 01/03/2022 será possível solicitar a sua 2ª via pelo sptrans.com.br/professor. O cartão deverá ser retirado, após 3 dias úteis a partir da confirmação de pagamento do pedido, no Posto Central - Rua Boa Vista, 274. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (só com agendamento através do link sptrans.com.br/atendimento
Após a solicitação o processo de cancelamento é irreversível. Solicite a 2ª via.
Para solicitar alteração acesse o Portal SP156.
As cotas são definidas de acordo com a quantidade de dias lecionados informados pela Unidade de Ensino. Em caso de dúvidas procure a Secretaria da própria Instituição onde você trabalha.
O estudante que também é professor deve fazer, inicialmente, a solicitação do benefício para estudante e depois solicitar a alteração de cotas para obter o benefício destinado ao professor.
É necessário ter um Bilhete Único Personalizado, habilitado para uso de créditos do tipo Comum. Caso ainda não tenha, faça o cadastro pelo site. É necessário pagar o valor referente a 7 tarifas vigentes. Os créditos restituídos serão descontados pelo valor integral da tarifa vigente para o perfil de usuário comum.
Os registros podem ser via Central de Atendimento 156, ou pelo Portal de Atendimento SP156.
Acesse a base de pedidos respondidos