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É o Bilhete Único custeado pela Secretaria Municipal da Saúde, que garante a utilização do transporte coletivo do Município de São Paulo (ônibus, metrô/trem) às gestantes participantes do Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido.
O cartão é fornecido somente para as mães residentes no Município de São Paulo.
Essas informações estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. Consulte os endereços das UBS.
O Bilhete Único Mãe Paulistana é emitido no prazo de 07 dias e enviado à Secretaria Municipal da Saúde, que posteriormente, envia à UBS para entrega à titular.
O Bilhete Único Mãe Paulistana tem prazo de validade de dois anos conforme estabelecido no programa da PMSP. Após esse prazo, quem ainda não possui o Bilhete Único Personalizado, deve fazer o cadastro para adquiri-lo, gratuitamente nos Postos de Atendimento da SPTrans.
Esse questionamento deve ser respondido pelas Unidades Básicas de Saúde. Consulte os endereços das UBS.
O cartão pode ser utilizado no sistema Metroviário como Bilhete Único Comum.
Esse tipo de cartão não possui as funcionalidades do Novo Bilhete Único. Portanto, a aquisição de créditos para o Bilhete Único Mãe Paulistana, quando se destinam ao Programa, é feita pela Secretaria Municipal da Saúde, na forma de créditos avulsos (monetário).
O nome da gestante e o número de seu RG são impressos no cartão, e como se trata de cartão de benefício, é de uso pessoal e intransferível.
O uso é sem restrição, porém o cartão é pessoal e intransferível uma vez que é personalizado.
Cartões que apresentam mau funcionamento ou que estejam danificados devem ser apresentados em um dos Postos de Atendimento da SPTrans para análise. Se for constatado que o defeito é irreversível será providenciada a emissão de 2ª via para retirada no Terminal Bandeira, (guichê preferencial) de segunda a domingo, das 6h às 22h.
A usuária deve informar que ainda participa do Programa e que deseja a 2ª via do Bilhete Único Mãe Paulistana.
Nota: A Central 156 não realiza cancelamento de Bilhete Único Mãe Paulistana quebrado, trincado, apresentando mau funcionamento, sem sinal. É necessário ir ao Posto.
A titular pode solicitar o cancelamento do cartão nos seguintes canais:
Após o cancelamento, a 2ª via deverá ser retirada no Posto de Atendimento da SPTrans localizado no Terminal Bandeira (guichê preferencial) que funciona, diariamente, das 06h às 20h.
A usuária deve informar que ainda participa do Programa Mãe Paulistana e que deseja a 2ª via desse cartão.
Quando a gestante retirar a 2ª via do cartão, os créditos estarão armazenados no cartão.
Nos ônibus: Aproxime o cartão no validador, aguarde a luz verde e o sinal sonoro (Bip) e ultrapasse a catraca.
Nos bloqueios das linhas do metrô/trem: Encoste o cartão no círculo do validador, aguarde a luz verde, retire o cartão ultrapasse a catraca.
Lei Municipal nº 13.211, de 13/11/2001, Decreto Municipal nº 42.135, de 25/06/2002.
Os créditos do Bilhete Único "Mãe Paulistana" são custeados pela Secretaria Municipal da Saúde para garantir às beneficiárias do transporte público para o acompanhamento do pré-natal. Para adquirir o Bilhete Único “Mãe Paulistana” é necessário dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde - UBS.
Quem define o período de liberação de créditos à gestante é o médico da UBS. Quem define a quantidade de créditos para o Bilhete Único "Mãe Paulistana" e efetua a compra é a Secretaria Municipal de Saúde por meio das Unidades Básicas de Saúde. Após a confirmação do pagamento dos créditos, a gestante só precisa comparecer a um dos Postos Autorizados e Pontos de venda para carregar os créditos em seu cartão.
Além do benefício garantido pelo Programa, usufruído por meio da aquisição do Bilhete Único Mãe Paulistana, você pode, por exemplo, adquirir crédito comum (valor mínimo de 4 tarifas vigentes) e usá-lo como Bilhete Amigão, aos domingos e feriados, podendo fazer até 4 embarques em ônibus diferentes, no período de 8 horas, pagando uma tarifa.
Esses registros podem ser por ligação gratuita para Central de Atendimento 156, de segunda-feira a domingo.
Acesse a base de pedidos respondidos