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Brasão da Cidade de São Paulo. Abaixo, os textos: Cidade de São Paulo - Mobilidade Urbana e Transporte
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Imagem ilustrativa, contendo a vista aérea de uma estação do Expresso Tiradentes.

Perguntas e Respostas

Quero saber mais sobre:

  • Os Postos de Atendimento nos terminais municipais são locais destinados ao atendimento presencial dos(as) usuários(as) do  Bilhete Único Comum, Vale-Transporte, Estudante e para pessoas com idades entre 60 a 64 anos. Para localizar o posto mais próximo, acesse a página:  Bilhete Único - Postos (sptrans.com.br)

    Já os(as) usuários(as)  com  65 anos ou mais , Pessoas com Deficiência e os beneficiários do Serviço Atende+ devem realizar o atendimento por meio de agendamento nos Decomplicas ou nas Subprefeituras. Acesse e escolha o tipo de Bilhete Único para consultar o local mais próximo:  Postos de Atendimento SPTrans.

  • Para saber os endereços e horários de atendimento de cada posto, consulte a página: sptrans.com.br/postos

  • É necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto (ex: RG ou CNH). Caso o serviço seja relacionado ao Bilhete Único, leve também o cartão.

    Veja a lista completa de documentos aceitos para atendimento:

    • Carteira de Identidade (RG);
    • Carteira de Identidade Nacional (CIN);
    • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
    • Passaporte Brasileiro;
    • Registro Nacional Migratório (RNM);
    • Protocolo de Refugiado;
    • Carteira dos Conselhos Regionais de Classe Profissional (OAB, CRP, CRA, etc.), desde que válida como documento de identidade conforme a legislação federal;
    • Cédula Funcional emitida pelas Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil ou Corpo de Bombeiros;
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social. (somente versão física)

    Obs.: para documentos digitais, como o RG Digital, é necessário abrir o aplicativo na presença do atendente e exibir as telas com os dados de identidade e validade do documento.

    Importante: Não serão aceitos documentos:

    • Rasurados;
    • Com indícios de falsificação;
    • Insuficientes para identificar claramente o titular;
    • Contraditórios entre si;
    • Com estado de conservação que prejudique a legibilidade dos dados essenciais;
    • Cópias (ex.: xerox, prints de tela).
  • Sim, mas apenas para menores de 18 anos. Nesses casos, o responsável (pai, mãe ou responsável) deve apresentar seu próprio documento de identidade com foto, além do documento de identidade do menor. Ambos os documentos devem ter sido emitidos nos últimos 10 (dez) anos.

  • Não. O recibo fornecido no momento do atendimento é o comprovante oficial e padrão para esse tipo de procedimento. A SPTrans está isenta da emissão de Nota Fiscal para a venda de passes e bilhetes, conforme a Lei Municipal nº 8.593, de 15 de agosto de 1977, e a Instrução Normativa SF/SUREM nº 10, de 10 de agosto de 2011. Assim, o recibo é a garantia e certificação do pagamento da taxa para a emissão do Bilhete Único.

PEDIDOS RESPONDIDOS

Acesse a base de pedidos respondidos