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Os passageiros que possuem o Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência vencidos deverão renová-los até 31 de março de 2024. Após essa data, esses cartões deixarão de ser aceitos no transporte público. Anteriormente, a SPTrans suspendeu o cancelamento destes cartões em razão da pandemia de Covid-19, para que não fosse necessário sair de casa durante o período de quarentena e isolamento social.
Para fazer a renovação do benefício, garantindo o acesso ao transporte público, o passageiro precisa fazer a solicitação através do site de atendimento da SPTrans: www.sptrans.com.br/atendimento, de forma rápida e sem ter que sair de casa. Quem ainda optar por solicitar presencialmente deverá se dirigir a um dos postos de atendimento. Os endereços constam no site bilheteunico.sptrans.com.br/especial/pessoa-com-deficiencia/
A data de validade do benefício aparece estampada na frente do cartão, ao lado da foto do titular e abaixo do nº do bilhete, conforme destacado na imagem abaixo:
As pessoas com cartões vencidos podem fazer a renovação pela internet, através do Site de Atendimento, sem a necessidade de ir até um posto, recebendo o seu novo cartão em casa, sem custos.
Para agilizar o processo de renovação, na renovação dos cartões vencidos entre março de 2020 e dezembro de 2022 não será exigido, neste momento, o formulário assinado por médico ou exames e laudos e, após a solicitação, será enviado ao passageiro um cartão com validade de um ano. Assim, ele terá mais tempo para fazer a renovação convencional, apresentando toda a documentação necessária para concessão do benefício.
Passageiros que possuem o benefício permanente receberão um cartão com validade máxima do bilhete, que é de cinco anos.
Acessar o Site de Atendimento da SPTrans e seguir o passo a passo da “renovação simplificada”:
Os solicitantes poderão acompanhar a emissão do novo bilhete através do protocolo de atendimento do site ou de mensagens encaminhadas ao e-mail cadastrado.
Fique atento ao digitar seus dados de contato e do endereço de recebimento do cartão. A empresa responsável pela entrega realiza até três tentativas e pode entrar em contato com o solicitante. Caso não tenha sucesso na entrega, o cartão será direcionado ao Posto Central da SPTrans, localizado na Rua Boa Vista, 274 (mezanino) - Sé, onde poderão ser retirados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriados). Os cartões serão armazenados por um período de 90 dias.
Após solicitar o novo Bilhete Único, com validade de um ano, o usuário ganhará mais tempo para fazer a renovação convencional, apresentando toda a documentação necessária através do serviço BILHETE ÚNICO ESPECIAL (PCD) - SOLICITAÇÃO DA 1ª VIA/RENOVAÇÃO do Site de Atendimento ou em um Posto de Atendimento.
Os munícipes que optarem por solicitar a renovação de forma presencial devem comparecer em qualquer um dos Postos de Atendimento do Bilhete Único Especial, onde devem apresentar um documento de identidade original com foto e um comprovante de residência.
Após a aprovação da solicitação, o prazo de entrega do novo cartão é de 20 dias.
Após solicitar o novo Bilhete Único, com validade de um ano, o usuário ganhará mais tempo para fazer a renovação convencional, apresentando toda a documentação necessária através do serviço BILHETE ÚNICO ESPECIAL (PCD) - SOLICITAÇÃO DA 1ª VIA/RENOVAÇÃO do Site de Atendimento ou em um Posto de Atendimento.
OBS: Esse serviço é destinado apenas às pessoas com cartões ativos entre março/20 e dezembro/2022, e que não tiveram nenhuma solicitação de renovação reprovada nesse período. Se não for o seu caso, solicite a renovação do seu cartão pelo serviço correspondente.