Menu do site
Terminais oferecem bicicletários gratuitos e ônibus permitem embarque de bicicletas em horários determinados
Neste 3 de junho, Dia Mundial da Bicicleta, a SPTrans reforça seu compromisso com uma cidade mais limpa, conectada e sustentável, destacando as facilidades oferecidas aos ciclistas nos terminais e ônibus municipais de São Paulo. A bicicleta é bem-vinda em toda a rede operada pela SPTrans, com infraestrutura gratuita e regras que incentivam o uso intermodal.
Atualmente, todos os 33 terminais municipais de ônibus e seis estações do Expresso Tiradentes contam com bicicletários gratuitos, acessíveis a passageiros e funcionários. A única exceção é o Terminal Cidade Tiradentes, onde 20 vagas são administradas pelo Banco Itaú. Os demais espaços não exigem pagamento e podem ser utilizados após cadastro feito no próprio terminal. A oferta total soma mais de 2.600 vagas espalhadas por toda a cidade.
Os bicicletários funcionam 24 horas por dia, com exceção dos seguintes terminais e estações, que seguem o horário de operação local: A.E. Carvalho, Aricanduva, Itaquera II, Penha, São Miguel, Sapopemba/Teotônio Vilela, Vila Carrão, Vila Prudente, Terminal Mercado e as estações do Expresso Tiradentes.
Além disso, ciclistas podem embarcar suas bicicletas em 1351 ônibus superarticulados de 23 metros — os modelos com “sanfona” — pelas portas traseira ou central, nos seguintes horários:
Dias úteis: das 10h01 às 15h59 e das 19h01 às 5h59
Sábados: a partir das 14h
Domingos e feriados: durante todo o dia
A integração entre bicicleta e transporte coletivo amplia as possibilidades de mobilidade em São Paulo. Para quem pedala, representa conforto, segurança e acesso facilitado a diferentes regiões da cidade. E para todos, significa menos poluição, mais saúde e uma cidade com trânsito mais equilibrado.
Assessoria de Imprensa - SPTrans