Logo em comemoração aos 25 anos da SPTrans, composto por ícones de ônibus e de localização (ponto de marcação de posição no mapa) à esquerda e à direita, em cores variadas. Ao centro, o texto SPTrans 25 anos com você por toda a cidade
Logotipo da SPTrans
Brasão da Cidade de São Paulo. Abaixo, os textos: Cidade de São Paulo - Mobilidade e Transportes
FILTROS:

m




FILTROS:


 
Imagem ilustrativa, contendo a vista aérea de uma estação do Expresso Tiradentes.

Perguntas e Respostas

ATENÇÃO: devido às medidas preventivas no combate ao COVID-19, os atendimentos presenciais nos postos estão temporariamente suspensos.

Quero saber mais sobre:

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

É o Bilhete utilizado nos Ônibus da capital pelos usuários com IMC - Índice de Massa Corporal superior a 39,9 para propiciar o desembarque pela porta dianteira do veículo após o pagamento da tarifa/giro da catraca e apresentação do Bilhete Único Especial ao motorista.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

Usuários com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 39,9, residentes no Município de São Paulo ou na Região Metropolitana, podem adquirir o cartão para desembarcarem pela porta dianteira do ônibus, após o pagamento da tarifa/giro da catraca e apresentação do Bilhete Único Especial ao motorista.

Nota: Esse tipo de cartão não proporciona isenção tarifária.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

Os interessados devem se dirigir a um Posto de Atendimento - Passageiros Especiais e apresentar a documentação necessária de 2ª a 6ª feira, das 8h às 16h.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

Originais e cópia simples:

a) Cédula de Identidade - RG, com data de emissão de até dez anos;

b) Comprovante de residência recente e com CEP;

O interessado será medido e pesado pelo atendente para cálculo do IMC.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

O referido cartão pode ser utilizado como Bilhete Único Comum.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

Sem restrição, porém a integração gratuita no período de 3h é pessoal e intransferível.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

O bilhete é de uso pessoal e intransferível, não podendo ser utilizado por terceiros.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

Cartões que apresentam mau funcionamento ou que estejam danificados devem ser apresentados em um dos Postos de Atendimento - Passageiros Especiais para análise. Se for constatado que o defeito é irreversível será encaminhada a 2ª via para o endereço constante no cadastro. O cartão danificado será retido no Posto. Para este atendimento é necessária a apresentação de documentos originais e cópias (RG, CNH, etc.), com data de emissão de até dez anos, e do comprovante de residência.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

A pessoa obesa deve comparecer a um dos Postos de Atendimento - Passageiros Especiais, munida de documentos (RG, CNH, etc), com data de emissão de até dez anos, comprovante de residência recente e do Bilhete Único Especial contendo os dados incorretos, para solicitar a atualização do cadastro/correção dos dados cadastrais. O Bilhete Único Especial atual será cancelado e será providenciada a 2ª via com os dados corretos para entrega no endereço constante no cadastro. A operação é gratuita. 

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

O interessado em obter o cartão deve comparecer pessoalmente ao Postos de Atendimento - Passageiros Especiais para solicitar o benefício.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

Nos ônibus: aproxime o cartão do validador, aguarde a luz verde e o sinal sonoro (bip) e gire a catraca.

Nos bloqueios das linhas do Metrô e CPTM:  encoste o cartão no círculo no validador, aguarde a luz verde, retire o cartão e ultrapasse a catraca.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

A foto será tirada no próprio posto, no momento da solicitação do cartão. 

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

Em até 20 dias, a contar da data de solicitação, o beneficiário receberá o cartão via Correios. Em caso de negativa do pedido, uma correspondência contendo a justificativa para a negativa da sua solicitação. 

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

O prazo de validade é de 1 ano. Deve ser renovado anualmente mediante comparecimento do interessado, munido de documentos, em um Posto de Atendimento - Passageiros Especiais.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

O bilhete deve ser renovado anualmente seguindo o mesmo procedimento da solicitação. 

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

O Bilhete Único Especial - Obeso só pode ser carregado com créditos do tipo Comum na modalidade dinheiro.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

O cartão possui a sua foto e os dados pessoais.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

Pela Central 156 e nos Postos de Atendimento de Gratuidades. Para solicitar um novo cartão, compareça a um Posto de Atendimento - Passageiros Especiais, munido de documentos originais e cópias (RG, CNH, etc.), com data de emissão de até dez anos, e do comprovante de residência.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

Após o recebimento da 2ª via do cartão, o beneficiário deve comparecer em um Posto de Atendimento da SPTrans e apresentar o cartão para que seja carregado o valor que estava no cartão bloqueado. Consulte os endereços dos Postos de Atendimento da SPTrans.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

Não torcer;
Não colocá-lo sob material pesado;
Não furar, cortar ou delaminar (abrir o cartão);
Não expor ao calor excessivo;
Não plastificar;
Não morder.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

Lei Municipal nº 11.840, de 28/06/1995, Decreto Municipal nº 35.512, de 20/09/1995.

Ícone de atenção SPTrans informa! Os Postos de Atendimento aos Passageiros Especiais, nas Subprefeituras, permanecem fechados. Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

Esses registros podem ser por ligação gratuita para Central de Atendimento 156, de segunda-feira a domingo.

PEDIDOS RESPONDIDOS

Acesse a base de pedidos respondidos