O que é?

É um novo espaço criado pela SPTrans para dar transparência ao serviço de verificação independente.

Saiba Mais

Arquivos
Perguntas Frequentes

Assine o RSS

Seguindo as publicações e dando transparência ao contrato de Verificação Independente, abaixo compartilhamos mais 6 produtos referentes às fases 2 e 3:

Fase 2:

Produto 2.2 -Mensuração, verificação e análise dos custos e receitas percebidos, dos investimentos realizados e dos lucros auferidos para cada consórcio.

Produto 2.3.1Estimativa da Taxa Interna de Retorno (TIR) implícita em cada contrato de Concessão e Permissão com base nos valores de remuneração ofertados pelos consórcios.

Produtos 2.3.2 e 2.3.3Elaboração do fluxo de caixa estimado do Empreendimento e do Acionista para cada Consórcio Concessionário e Consórcio Permissionário.

Produto 2.3.4Revisão dos estudos quantitativos e qualitativos apresentados pelas Concessionárias e Permissionárias, para cada um dos aditivos assinados desde 2003.

Fase 3:

Produto 3.1Verificação e validação das receitas e despesas, entre ago/2003 e jul/2013. a partir dos registros da Conta Sistema gerida pela SPTrans.

Produto 3.2Demonstração, verificação e validação das despesas comuns, observadas mês a mês, entre ago/2003 e jul/2013, a partir dos registros da Conta Sistema gerida pela SPTrans.

Clique aqui e entenda melhor as fases do trabalho da Verificação Independente.

Confira aqui a matéria no Portal da Prefeitura de São Paulo

O contrato do serviço de Verificação Independente, executado pela empresa Ernst & Young (EY), encerrou-se ontem – 10 de dezembro de 2014.

Hoje, a Prefeitura de São Paulo, SPTrans e EY apresentaram a síntese dos resultados do trabalho realizado ao longo dos oito meses, que estão sendo analisados e na próxima semana os relatórios entregues pela EY serão divulgados à população.

Acesse abaixo as apresentações da SPTrans e EY e o Sumário Executivo com os principais destaques da Verificação Independente:

Apresentação da SPTrans

Apresentação EY – Resultados da Verificação Independente

Sumário Executivo – Resultados da Verificação Independente

Entenda mais acessando a matéria no Portal da Prefeitura de São Paulo.

04/12/2014 14:14

Dando continuidade aos relatórios anteriores, apresentamos os relatórios das fases 4 e 5 do serviço de Verificação Independente realizado pela Ernst & Young (EY).

A fase 4 consiste em um relatório de avaliação e eficácia do modelo operacional e dos sistemas atualmente utilizados pela SPTrans para o monitoramento e fiscalização dos serviços prestados pelas Concessionárias e Permissionárias. São apontadas possíveis ineficiências, inconsistências e falhas de segurança, bem como são sugeridas modificações, adequações e atualizações a serem realizadas no sentido de sanar as fragilidades identificadas. Já a fase 5 apresenta as conclusões sobre cumprimento das obrigações e requisitos mínimos relacionados à prestação dos serviços e apuração de eventuais ganhos financeiros em razão da inobservância desses requisitos, durante toda a vigência dos contratos de cada empresa Concessionária e cada cooperativa Permissionária.

Clique abaixo para acessar os relatórios:

Fase 4: Relatório de Avaliação do Modelo de Gestão, Monitoramento e Fiscalização dos Serviços Contratados.

Fase 5: Relatório de Verificação do Cumprimento dos Requisitos Contratuais e Normativos Relacionados à Prestação dos Serviços.

Confira aqui a publicação no portal da Prefeitura de São Paulo.

 

O relatório da fase 2.1.2 corresponde a uma proposta de modelo de Plano de Contas Contábil a ser adotado por todas operadoras do sistema de transporte. É considerado essencial para correções das eventuais fragilidades identificadas no produto 2.1.1 – Demonstrações contábeis. O Plano de Contas também se propõe garantir a existência de informações adequadas e padronizadas para o acompanhamento e fiscalização das atividades outorgadas pelo poder público. Na concepção do estudo foram consideradas normas e procedimentos julgados adequados para serem utilizados como registro das operações realizadas pela SPTrans.

Além de atender às normas e legislações vigentes, a utilização deste Plano de Contas Contábil padrão permitirá apurar os resultados das atividades das operadoras e, sobretudo, contribuirá para a avaliação da análise do equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte.

Para acessar o relatório clique aqui.

Clique aqui para uma breve explicação de conceitos sobre as principais informações acerca das demonstrações contábeis, que existem no universo da contabilidade.

Apresentamos os produtos do serviço de verificação executado pela empresa Ernst & Young (EY) referente à fase 2. Estão contidos a revisão dos balancetes e demonstrações contábeis, referentes ao exercício de 2012, apresentados à SPTrans pelas Concessionárias e Permissionárias de transportes. Os dados referem-se aos aspectos patrimoniais (bens, direitos e obrigações das empresas) e econômicos (apuração dos resultados no período).

O diagnóstico das práticas contábeis é apresentado individualmente para cada empresa e cooperativa demonstrando as fragilidades, os impactos e as recomendações para serem adotadas pelas operadoras a fim de melhorar a qualidade na apresentação das demonstrações contábeis.

O relatório da EY aponta que as empresas e cooperativas não seguem a totalidade das normas contábeis. Em resumo, elas não apresentaram o conjunto completo de peças contábeis, de notas explicativas e de documentos e/ou composições contábeis que suportem os saldos apresentados nas demonstrações financeiras. Além disso, em muitos casos, ao encontrar divergências e/ou inconsistências entre saldos contábeis e posições financeiras (conciliações) não foram capazes de apresentar à EY justificativas para as referidas variações.

Os arquivos podem ser acessados e baixados clicando aqui, onde estão os diagnósticos contábeis de cada uma das empresas, junto com os impactos observados e eventuais recomendações feitas pela contratante EY.

Clique aqui para mais informações sobre o contrato de Verificação Independente.

Saiba mais sobre o Blog Verifica e como enviar suas dúvidas e sugestões à SPTrans.

A contratação de uma verificação independente é primordial para obtermos uma análise aprofundada dos dados de custo do sistema de ônibus da capital. Serão obtidos subsídios para a elaboração de editais com a finalidade de contratação do serviço de transporte coletivo.

É necessário conhecer a fundo os dados de custo em uma nova realidade, considerando que o cenário se alterou substancialmente desde 2003, quando foi realizada a concessão em vigência.

A própria gestão da SPTrans será analisada de maneira independente e, eventualmente, serão sugeridas mudanças e melhorias de procedimentos.

Atualmente, o sistema de transportes da cidade está sendo operado por um contrato emergencial. O edital de licitação foi suspenso para que, após a conclusão dos trabalhos da empresa EY (Ernst & Young), possa ser elaborado de forma  adequada para a nova realidade da cidade.

Esse contrato é uma das diversas ações que vêm sendo realizadas pela Prefeitura de São Paulo na busca por maior eficiência, eficácia e transparência nos serviços públicos.

Para saber mais sobre este blog clique aqui.

Uma verificação independente procura averiguar as informações de custo de uma contratação. O que se pretende é elaborar novos parâmetros que resultem em um contrato mais condizente com a situação corrente.

No caso do sistema de ônibus da cidade de São Paulo, a verificação irá apresentar dados e informações, apontar os problemas e propor mudanças para a melhoria do transporte público.

A verificação independente se distingue de uma auditoria na medida em que não busca confirmar se os dados informados pelas empresas estão em conformidade com as práticas legais ou contábeis.

É importante destacar a circunstância de que a análise é realizada por um ente autônomo em relação ao contratado e ao contratante, o que torna fundamental o termo independente.

A garantia de independência é chave para a credibilidade do trabalho por todos os participantes do processo.

Para saber mais sobre este blog clique aqui.

O blog foi criado com a finalidade de dar maior transparência ao contrato de verificação independente firmado em março deste ano com a empresa EY (Ernst & Young), vencedora da licitação, e fornecer informações durante o andamento dos serviços.

Para saber por que a SPTrans contratou esse serviço clique aqui.

É possível enviar sugestões ou dúvidas através do e-mail verifica@sptrans.com.br ou clicar no botão “Quero colaborar” no menu da direita. Nós responderemos e disponibilizaremos as respostas na página “Perguntas frequentes” para que todos os interessados tenham acesso aos questionamentos de outras(os) interessadas(os).

Nosso blog disponibiliza todos os arquivos referentes ao serviço de verificação independente na pasta “Arquivos”, tais como: edital de licitação; contrato; apresentação da empresa EY; ordens de serviço; entre outros.

A Prefeitura de São Paulo desde 2013 já disponibiliza em seu portal dados operacionais de todo o sistema de transportes, atualizados diariamente. Em nosso blog disponibilizamos acesso direto para cada informação desejada no menu “Transparência” à esquerda da página.

Sejam bem-vindos, estamos aguardando a sua participação!

08/04/2014 15:09

RELATÓRIOS: 

Clique aqui para acessar e baixar os relatórios

DOCUMENTOS:

Anexo I – Termo Referência

Apresentação de Planejamento – Empresa EY

Contrato Nº 2013-0631-01-00 – Verificação Independente

Edital de concorrência Nº 007-2013

Ordem de Serviço n1 – Fase 1 – 10-03-2014

Ordem de Serviço n2 – Fase 2 – 14-03-2014

Ordem de Servico n3 – Fase 3 – 25-04-2014

Ordem de Servico n4 – Fase 4 – 25-04-2014

Ordem de Servico n5 – Fase 5 – 25-04-2014

Termo Aditivo n01-14

Ordem de Servico n6 – Fases 2, 3, 4, 5 e 6 – 10-07-2014

Termo Aditivo n. 02-14

Ordem de Servico n7 – Fases 2, 3 e 6 – 10-10-2014

 

 

 


Colabore


Você tem alguma sugestão ou solicitação referente ao serviço de Verificação Independente e gostaria de colaborar com o nosso Blog?

Quero colaborar

Junho 2016
S T Q Q S S D
« Dez    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930