Logotipo da SPTrans
Brasão da Cidade de São Paulo. Abaixo, os textos: Cidade de São Paulo - Transporte e Mobilidade Urbana
FILTROS:

m




FILTROS:


 
Imagem ilustrativa, contendo a vista aérea de uma estação do Expresso Tiradentes.

Ponto Final ao Abuso Sexual nos Ônibus de São Paulo

 

Conheça as peças produzidas para a campanha:

  

Campanha Ponto Final ao Abuso Sexual nos Ônibus de São Paulo

No dia 8 de março de 2021, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes e da SPTrans, iniciou a Campanha Ponto Final ao Abuso Sexual nos Ônibus de São Paulo. O objetivo é conscientizar e combater a prática do abuso sexual nos coletivos. Além de abordar o tema em diversas edições do Jornal do Ônibus, 197 veículos do sistema receberam adesivos externos com a marca e slogan da campanha: Aqui o abuso sexual não ficará impune. Peças para as redes sociais da SPTrans são produzidas e divulgadas semanalmente e, cartazes foram distribuídos para todas as garagens das operadoras do sistema.

Premia Sampa 2022
A campanha venceu o Premia Sampa 2022 na categoria Linguagem Simples. A comunicação objetiva da SPTrans para conscientizar sobre o abuso sexual nos ônibus garantiu o primeiro lugar do prêmio que reconhece soluções inovadoras dos servidores públicos para a gestão da cidade. Saiba mais aqui.

Compromisso da SPTrans

O combate ao abuso sexual no transporte público é um dos principais desafios da SPTrans e para isso, a atuação dos profissionais do sistema, motoristas, cobradores(as) e fiscais é fundamental. São esses profissionais que prestam o atendimento e acolhem as vítimas no momento em que um caso de abuso é relatado. Os operadores devem chamar a polícia ou conduzir o ônibus até a delegacia mais próxima, se possível, onde a vítima poderá registrar o boletim de ocorrência e receber amparo das autoridades policiais.

 

Canal de denúncia 156

O 156 é o canal de denúncia oferecido pela Prefeitura. A vítima do abuso sexual no ônibus pode ligar para o 156, digitar 0, e terá sua denúncia registrada. Os dados da denúncia serão repassados pelo 156 à SPTrans, que realizará o mapeamento dos casos de abuso para colaborar com as investigações por parte das autoridades policiais e verificar se os operadores adotaram os procedimentos corretos.

 

Pesquisa Ponto Final ao Abuso Sexual nos Ônibus de São Paulo

A pesquisa teve por finalidade conhecer a opinião dos usuários de transporte público por ônibus sobre a campanha . O índice de aprovação apontado no estudo foi de 89%.
Saiba mais: sptrans.com.br/ponto-final-ao-abuso-sexual/resultado-da-pesquisa/

 

Posto de Apoio à Mulher

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Transportes (SMT) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e da SPTrans, criou o Posto de Apoio à Mulher localizado no mezanino do Terminal Sacomã, na Zona Sudeste. No local, mulheres vítimas de abuso sexual e violência doméstica recebem acolhimento e atendimento qualificado. A sala é reservada para atendimento sigiloso.

Endereço: Terminal Sacomã - Rua Bom Pastor, 3.000, Sacomã
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Saiba mais: sptrans.com.br/posto-de-apoio-a-mulher