FILTROS:

m




FILTROS:


 
Imagem ilustrativa, contendo a vista aérea de uma estação do Expresso Tiradentes.

SPTrans apoia Operação Baixas Temperaturas com transporte de pessoas em situação de rua para abrigos emergenciais

29 de maio de 2025 - 19h31

Diariamente, três ônibus realizam os trajetos entre pontos estratégicos e os abrigos da Prefeitura

A SPTrans iniciou nesta semana o apoio à Operação Baixas Temperaturas, da Prefeitura de São Paulo, garantindo o transporte gratuito de pessoas em situação de rua para abrigos emergenciais durante o período de frio intenso na capital. A ação tem como objetivo preservar vidas, oferecendo acolhimento noturno seguro e retorno no dia seguinte aos pontos de origem.

Diariamente, três ônibus do sistema municipal de transporte realizam os trajetos de ida aos abrigos às 18h. A operação é realizada com veículos das empresas Metrópole Área 3, Sambaíba e Express, podendo ser ajustada conforme a demanda observada pelas equipes técnicas. Nos locais de acolhimento, os passageiros são recebidos por coordenadores e orientadores do Serviço Social da Prefeitura.

Rotas da Operação Baixas Temperaturas

Operação ida – às 18h

- Praça da República
- Praça Presidente Vargas
- Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira

Operação Baixas Temperaturas

A Prefeitura de São Paulo ativou a Operação Baixas Temperaturas (OBT) para proteger a população em situação de rua nas noites mais frias, com atendimento em dez tendas espalhadas pela cidade, distribuição de alimentos e cobertores, além de encaminhamento para a rede socioassistencial, que foi reforçada com mais de 888 vagas extras. A ação é acionada quando a temperatura atinge 13 °C e conta com a atuação de orientadores do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), além de acolhimento em quatro centros esportivos com pernoite, banho e refeições.

Assessoria de Imprensa - SPTrans