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Imagem ilustrativa, contendo a vista aérea de uma estação do Expresso Tiradentes.

Prefeitura assina Protocolo de Intenções para implementar sistema inovador de carregamento de ônibus elétricos

05 de junho de 2025 - 12h40

Com apenas um módulo BESS (4,5 MWh) é possível multiplicar por até seis vezes a capacidade de recarga atual das garagens e carregar até 29 ônibus, redução dependência da Enel

A Prefeitura de São Paulo dá um grande passo para acelerar a eletrificação da frota de ônibus na cidade ao votar, nesta quinta-feira (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, um Protocolo de Intenções com as empresas Matrix Energia e a Huawei para implementar o BESS (Battery Energy Storage System).

O sistema BESS é composto por um conjunto de baterias de grande porte integradas a carregadores ultrarrápidos, instalados nas garagens dos ônibus. A adoção dessa nova tecnologia permitirá superar as limitações da infraestrutura elétrica, reduzir a dependência da infraestrutura Enel e cumprir o Programa de Metas, que prevê ônibus de energia limpa em substituição ao diesel.

O objetivo é garantir a infraestrutura necessária para o carregamento da frota de ônibus elétricos de São Paulo, sem custos para a gestão municipal, uma vez que o BESS multiplica por até seis vezes a capacidade de recarga atual das garagens. Com um único módulo BESS (4,5 MWh) é possível carregar ao menos 29 ônibus.

  “Essa iniciativa reafirma o compromisso do prefeito Ricardo Nunes com a sustentabilidade, com um transporte público mais eficiente e com a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT), Celso Jorge Caldeira. O modelo já é usado com sucesso na China e foi anunciado como alternativa na capital pelo prefeito Ricardo Nunes após visita ao centro de pesquisa da Huawei em Xangai.

"Os novos equipamentos trazem um avanço tecnológico importante para a cidade, modernizando o processo de recarga dos ônibus, o que resultará em maior agilidade na renovação da frota sustentável. Isso vai permitir viagens mais confortáveis ​​e, ao mesmo tempo, colaborar com um ar mais limpo para toda São Paulo", afirma o presidente da SPTrans, Victor Hugo Borges.

“Essa iniciativa, não só atende às demandas atuais por energia renovável, mas também estabelece novos padrões de eficiência e sustentabilidade, revolucionando o mercado energético e provando que soluções inovadoras são essenciais para o futuro”, disse o CEO da Matrix Energia, Rubens Misorelli. “Há dois anos a Huawei e a Matrix firmaram uma parceria para desenvolver, no Brasil, sistemas de grande capacidade de armazenamento de energia (BESS). Essa tecnologia avançou bastante em outros países, com projetos bem sucedidos na eletrificação da mobilidade. Estamos engajados para oferecer ao município de São Paulo nossas tecnologias, que resultarão em um aumento expressivo do número de ônibus elétricos, sem a necessidade de grandes intervenções na rede de energia. Poder Digital da Huawei, Simon Tsui.

Bess funciona como um power bank 
Na prática, o BESS funciona como um power bank, que armazena a eletricidade ao longo do dia para liberá-la rapidamente no horário de recarga da frota de ônibus elétricos. A energia armazenada é controlada por meio de uma plataforma digital, o que permite que as entregas façam a distribuição e o consumo de forma mais eficiente. Além disso, as rodovias de ônibus podem monitorar em tempo real o desempenho e o uso de energia em suas garagens. A solução ainda permite o carregamento de ônibus elétricos por um período adicional de até três horas, uma vez totalmente carregado como baterias, em casos de interrupções de fornecimento de energia elétrica. 

A energia disponível não consumida pelos operadores do transporte coletivo será armazenada e utilizada para o carregamento da frota elétrica de ônibus, com custos e dependência da rede convencional.

Liderança na eletrificação
A cidade de São Paulo tem a maior frota de ônibus elétricos do país, com 728 veículos, sendo 527 movidos a bateria e 201 trólebus. Cada ônibus elétrico deixa de utilizar 35 mil litros de diesel por ano e equivale ao plantio de 6.400 árvores.

O Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo prevê substituir 2.200 ônibus movidos a diesel por veículos de matriz energética limpa até 2028, sendo que 226 ônibus elétricos já foram entregues de janeiro até agora. 

A renovação da frota, parte do processo de descarbonização do transporte coletivo, visa melhorar a qualidade do ar e oferecer mais conforto aos passageiros, com Wi-Fi, conexão USB e ar-condicionado. 

Sobre a Matrix e Huawei
Fundada em 2014, a Matrix Energia é uma plataforma digital integrada de soluções energéticas, com atuação em todo o Brasil e com o objetivo de entregar economia, sustentabilidade e eficiência a clientes de alta e baixa tensão. Reconhecida como uma das maiores comercializadoras de energia elétrica do país pelo ranking da CCEE, conta na sua base acionária com a Duferco, grupo global com atuação nos setores de energia, siderurgia, transporte marítimo e inovação, e Prisma Capital, gestora de investimentos com mais de R$ 18 bilhões em ativos sob gestão

A Huawei, parceira estratégica nessa operação com recursos completos de equipamentos e tecnologia avançada, acredita no potencial do Brasil para liderar esse movimento na América Latina, já que o país possui uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo. Com mais de 27 anos de atuação no Brasil, o respaldo técnico de certificações internacionais e a experiência acumulada em diferentes mercados, a empresa reitera seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor energético nacional e o trabalho conjunto com prefeituras, universidades, governos e empresas brasileiras para promover inovação, capacitação e um sistema elétrico mais limpo, seguro e eficiente.