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Bilhete Único Estudante

Aqui você encontra as respostas para as dúvidas mais comuns.

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  • 1.O que é o Bilhete Único Mãe Paulistana? Ver Resposta
    R.

    É o Bilhete Único custeado pela Secretaria Municipal da Saúde, que garante a utilização do transporte coletivo do Município de São Paulo (ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM) às gestantes participantes do Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido.  

  • 2.Quem tem direito ao Bilhete Único Mãe Paulistana? Ver Resposta
    R.
    Somente as gestantes cadastradas nas UBS - Unidades Básicas de Saúde e beneficiadas pelo Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido.  
     
    Nota: Esse tipo de cartão não proporciona isenção tarifária. As passagens são custeadas pela Secretaria Municipal da Saúde.
  • 3.Gestantes residentes em outros municípios podem se cadastrar no Programa para obter o Bilhete Único Mãe Paulistana? Ver Resposta
    R.

    Não. O cartão é fornecido somente para as mães residentes no Município de São Paulo.

  • 4.Quais os documentos necessários para adquirir o Bilhete Único Mãe Paulistana? Ver Resposta
    R.

    Essas informações estão disponíveis nas UBS's. Consulte os endereços das UBS

  • 5.Quanto tempo demora para eu receber o Bilhete Único Mãe Paulistana? Ver Resposta
    R.

    O Bilhete Único Mãe Paulistana é emitido no prazo de 07 dias e enviado à Secretaria Municipal da Saúde, que posteriormente, envia à UBS para entrega à titular. 

  • 6.O Bilhete Único Mãe Paulistana tem prazo de validade? Ver Resposta
    R.

    O Bilhete Único Mãe Paulistana não tem prazo de validade, pois pode ser usado para armazenar outros tipos de créditos, porém a validade do benefício Mãe Paulistana tem o prazo de validade determinado pela SMT mediante avaliação de cada caso.

  • 7.Já possuo um Bilhete Único Mãe Paulistana, estou gestante, e pretendo ingressar no Programa novamente. Posso usar o mesmo cartão? Ver Resposta
    R.

    Esse questionamento deve ser respondido pelas UBS's. Consulte os endereços das UBS.

  • 8.Posso utilizar o Bilhete Único Mãe Paulistana no sistema sobre trilhos (Metrô/CPTM)? Ver Resposta
    R.

    Sim, pois este cartão pode ser utilizado como Bilhete Único Comum.

  • 9.Posso carregar meu Bilhete Único Mãe Paulisitana com cotas de tempo? Ver Resposta
    R.

    Não. Esse tipo de cartão não possui as funcionalidades do Novo Bilhete Único. Portanto, a aquisição de créditos para o Bilhete Único Mãe Paulistana, quando se destinam ao Programa, é feita pela Secretaria Municipal da Saúde, na forma de créditos avulsos (dinheiro).  

  • 10.O Bilhete Único Mãe Paulistana é personalizado? Ver Resposta
    R.

    Sim, o nome da gestante e o número de seu RG são impressos no cartão, e como se trata de cartão de benefício, é de uso pessoal e intransferível. 

  • 11.Existe restrição para o uso do Bilhete Único Mãe Paulistana? Ver Resposta
    R.

    Não. Porém o uso do cartão é pessoal e intransferível uma vez que é personalizado. 

  • 12.Como bloquear Bilhete Único Mãe Paulistana quebrado, trincado, apresentando mal funcionamento, sem sinal? Ver Resposta
    R.

    Cartões que apresentam mau funcionamento ou que estejam danificados devem ser apresentados em um dos Postos de Atendimento da SPTrans para análise. Se for constatado que o defeito é irreversível será providenciada a emissão de 2ª via para retirada na Rua XV de Novembro, 268 - Térreo - Centro, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h. A usuária deve informar que ainda participa do Programa e que deseja a 2ª via do Bilhete Único Mãe Paulistana. Consulte os endereços dos Postos de Atendimento.

    Nota: A Central 156 não realiza cancelamento de Bilhete Único Mãe Paulistana quebrado, trincado, apresentando mal funcionamento, sem sinal. É necessário ir ao Posto. 

  • 13.Como bloquear Bilhete Único Mãe Paulistana perdido, roubado, extraviado, furtado? Ver Resposta
    R.

    A Central 156 e os Postos de Atendimento da SPTrans realizam bloqueio de cartões por motivo de perda, roubo, extravio, furto. Para retirar a 2ª via  a gestante deve comparecer  na Rua XV de Novembro, 268 - Térreio - Centro, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h. A usuária deve informar que ainda participa do Programa e que deseja a 2ª via do Bilhete Único Mãe Paulistana. Consulte os endereços dos Postos de Atendimento.     

  • 14.Como faço para reaver os créditos que havia no meu Bilhete Único Mãe Paulistana que foi bloqueado? Ver Resposta
    R.

    Quando a gestante retirar a 2ª via do cartão, os créditos estarão armazenados no cartão. 

  • 15.Onde adquirir o Bilhete Único Mãe Paulistana? Ver Resposta
    R.
    As interessadas que possuem os requisitos para obter o benefício, devem se dirigir a uma UBS - Unidade Básica de Saúde, munida de documentos, e fazer o pedido. Consulte os endereços das UBS.
  • 16.Quais cuidados são necessários para manter o Bilhete Único Mãe Paulistana em boas condições de uso? Ver Resposta
    R.
    Não tocer;
    Não colocá-lo sob material pesado;
    Não furar, cortar ou delaminar (abrir o cartão);
    Não expor ao calor excessivo;
    Não plastificar;
    Não morder.
  • 17.Como utilizar o Bilhete Único Mãe Paulistana? Ver Resposta
    R.

    Nos ônibus e micro-ônibus: Aproxime o cartão no validador, aguarde a luz verde e o sinal sonoro (Bip), retire o cartão e ultrapasse a catraca. Nos bloqueios das linhas do Metrô e CPTM: encoste o cartão no círculo do Validador, aguarde a luz verde, retire o cartão ultrapasse a catraca.

  • 18.Qual a legislação que concede o benefício da Mãe Paulistana? Ver Resposta
    R.

    Lei Municipal nº 13.211, de 13/11/2001, Decreto Municipal nº 42.135, de 25/06/2002.

  • 19.O Bilhete Único Mãe Paulistana é igual ao Bilhete Único Especial Gestante? Ver Resposta
    R.

    Não. O Bilhete Único “Mãe Paulistana” é custeado pela Secretaria Municipal da Saúde, que garante a utilização do transporte coletivo do Município de São Paulo (ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM) para que a gestante que precisa de um acompanhamento no pré-natal na rede municipal de saúde faça consultas e exames. Para adquiri-lo é necessário ir a uma UBS - Unidade Básica de Saúde. 

    O Bilhete Único Especial Gestante é fornecido às gestantes a partir do 5º mês de gravidez e permite o desembarque pela porta dianteira, após o pagamento da passagem ao cobrador e o giro da catraca. Ele não isenta a titular do pagamento da passagem e pode ser adquirido nos Postos da SPTrans instalados nas Subprefeituras. Para obtê-lo é necessário comparecer ao posto munido dos originais e cópias do seu RG e comprovante de endereço com CEP, além do atestado médico, indicando o período de gestação.
  • 20.Como funciona a liberação dos créditos (quantidade) para o Bilhete Único Mãe Paulistana? Ver Resposta
    R.

    Quem define o período de liberação de créditos à gestante é o médico da UBS. Quem define a quantidade de créditos para o Bilhete Único "Mãe Paulistana" e efetua a compra é a Secretaria Municipal de Saúde por meio das Unidades Básicas de Saúde. Após a confirmação do pagamento dos créditos, a gestante só precisa comparecer a um dos Postos Autorizados e Pontos de venda para carregar os créditos em seu cartão.

  • 21.Que outros tipos de vantagens posso obter com o meu Bilhete Único Mãe Paulistana. Ver Resposta
    R.

    Além do benefício garantido pelo Programa, usufruído por meio da aquisição do Bilhete Único Mãe Paulistana, você pode, por exemplo, adquirir crédito comum (valor mínimo de 4 tarifas) e usá-lo como Bilhete Amigão, aos domingos e feriados, podendo fazer até 4 embarques em ônibus diferentes, no período de 8 horas, pagando apenas uma tarifa.   

  • 22.Quais os canais disponíveis para registrar reclamações/sugestões? Ver Resposta
    R.

    Para fazer reclamações ou enviar sugestões à SPTrans, o usuário pode contatar a Central 156 e registrar a reclamação/sugestão, ou, na página da Central de Atendimento. Caso o problema não esteja relacionado ao seu Bilhete Único Mãe Paulistana, entre em contato com a UBS.