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Bilhete Único Estudante

Aqui você encontra as respostas para as dúvidas mais comuns.

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  • 1.Quem pode adquirir o Bilhete Único Especial - Obeso? Ver Resposta
    R.

    Os usuários, residentes no Município de São Paulo ou na Região Metropolitana de São Paulo, cujo o IMC - Índice de Massa Corporal (calculado com a divisão do peso pela altura ao quadrado) for superior a 39,9. O peso e altura podem ser mensurados pelos atendentes dos postos, não há necessidade de apresentar atestado médico. O Bilhete deve ser utilizado para desembarcar pela porta dianteira do veículo após o pagamento e o giro da catraca. Esse tipo de cartão não proporciona isenção tarifária.

  • 2.Onde adquirir o Bilhete Único Especial - Obeso? Ver Resposta
    R.

    Os interessados que possuem os requisitos para obter o benefício devem se dirigir a um Posto de Atendimento de Gratuidades da SPTrans, portando os documentos e realizar o cadastro para obter o benefício. Os Postos funcionam de 2ª a 6ª feira, das 8h às 16h, exceto feriados.
    Os documentos recebidos serão encaminhados à área responsável para análise e no prazo de 20 dias o solicitante receberá o Bilhete ou a resposta da solicitação via Correios.

  • 3.Quais os documentos necessários para obter o Bilhete Único Especial - Obeso? Ver Resposta
    R.

    Os interessados que possuem os requisitos para obter o bilhete devem se dirigir a um Posto de Atendimento de Gratuidades da SPTrans, portando os documentos abaixo relacionados (original e uma  cópia simples) para requisição: -Cédula de Identidade-RG; -Comprovante de residência com CEP (conta de luz, água, telefone, etc.,) recente, máximo 6 meses.
    Os Postos funcionam de 2ª a 6ª feira, das 8h às 16h, com exceção do posto de Atendimento situado no Shopping Tatuapé que opera das 9h às 17h exceto feriados.

  • 4.Qual a vantagem de obter o Bilhete Único Especial ? Obeso? Ver Resposta
    R.

    Com o bilhete único especial-Obeso o usuário fica isento de passar pela catraca, podendo desembarcar pela porta dianteira dos veículos, após o pagamento da passagem e o giro da catraca. Esse tipo de bilhete não proporciona a isenção tarifária.

  • 5.Posso utilizar o Bilhete Único Especial - Obeso no Sistema sobre trilhos (Metrô e CPTM)? Ver Resposta
    R.

    Sim. Ele funciona como um Bilhete Único Comum.

  • 6.Há restrição para o uso do Bilhete Único Especial - Obeso? Ver Resposta
    R.

    Não existe restrição, porém o beneficio da integração gratuita no período de 3h é pessoal e intransferível.

  • 7.Posso emprestar o meu Bilhete Único Especial - Obeso? Ver Resposta
    R.

    Não. O bilhete é de uso pessoal e intransferível, não podendo ser utilizado por terceiros.

  • 8.O meu Bilhete Único Especial - Obeso está danificado. O que devo fazer? Ver Resposta
    R.

    Para solicitar a 2ª via, compareça a um dos Postos de Atendimento de Gratuidades da SPTrans, de 2ª a 6ª Feira, exceto feriados, das 8h às 16h, portando (original e cópia simples) da Cédula de Identidade/RG; comprovante de endereço com CEP (conta de luz, água, telefone, etc.../Máximo 6 meses) O cartão danificado ficará retido e um novo bilhete será enviado para o endereço cadastrado em no máximo 20 dias.

  • 9.Meu Bilhete Único Especial - Obeso veio com informação errada. O que devo fazer? Ver Resposta
    R.

    Dirija-se a um Posto de Atendimento de Gratuidades da SPTrans, munido(a) de documentos e do Bilhete Único Especial que contém as informações erradas e solicite a 2ª via do cartão. O serviço é totalmente gratuito. Consulte os endereços dos postos de atendimento de gratuidades da SPTrans: 

  • 10.Posso pedir para um representante ir ao Posto de Atendimento de Gratuidades para solicitar o Bilhete Único Especial Obeso? Ver Resposta
    R.

    Não. O interessado deve comparecer pessoalmente ao Posto de Atendimento para solicitar o benefício.

  • 11.Como utilizar o Bilhete Único Especial do Obeso? Ver Resposta
    R.

    Nos ônibus e micro-ônibus, aproxime o cartão do validador, aguarde a luz verde e o sinal sonoro, retire o cartão e ultrapasse ou gire a catraca. O tempo para transpor a catraca é de um minuto; nos bloqueios das linhas do Metrô e CPTM, encoste o cartão no círculo no validador, aguarde a luz verde, retire o cartão e ultrapasse a catraca.

  • 12.Como devo proceder se o ônibus ou micro-ônibus em que eu embarquei não estiver equipado com catraca eletrônica? Ver Resposta
    R.

    Todos os ônibus e micro-ônibus do sistema de transporte coletivo urbano do município de São Paulo estão equipados com catracas eletrônicas. Se preferir, desça do coletivo e embarque em transporte regulamentado. Se for possível anote os dados do veículo, o horário e local da ocorrência, ligue para a Central 156 e registre a ocorrência.