Imagem ilustrativa

Bilhete Único Estudante

Aqui você encontra as respostas para as dúvidas mais comuns.

Consulte

  • 1.Quem pode utilizar o Bilhete Único "Mãe Paulistana"? Ver Resposta
    R.

    Somente as gestantes cadastradas nas UBS - Unidades Básicas de Saúde e beneficiadas pelo programa da Secretaria Municipal de Saúde.

  • 2.Onde encontro os endereços das UBS? Ver Resposta
    R.

    A SPTrans publica uma lista das UBS, veja qual é a mais próxima de você.

  • 3.Como utilizo o Bilhete Único "Mãe Paulistana"? Ver Resposta
    R.

    O Bilhete Único “Mãe Paulistana” permite o embarque em até 4 ônibus diferentes, no período de 2 horas, pagando uma tarifa, ou 1 viagem de Metrô ou CPTM e até 3 ônibus diferentes pagando a tarifa de integração.

    As gestantes que possuem o Bilhete Único “Mãe Paulistana”, se assim o desejarem,  podem desembarcar pela porta dianteira, após passar o pagamento da passagem.
     

  • 4.Gestantes de outros municípios podem solicitar o cartão Bilhete Único"Mãe Paulistana"? Ver Resposta
    R.

    Não. O cartão é fornecido somente para as mães residentes no Município de São Paulo.

  • 5.Tenho um Bilhete Único "Mãe Paulistana", posso fazer a integração de 8 horas aos domingos e feriados? Ver Resposta
    R.

    Sim, desde que o saldo fornecido pela Secretaria Municipal da Saúde esteja zerado ou com valor inferior a 1 tarifa. Além disso, é necessário que a última recarga de créditos do tipo Comum tenha sido de valor igual ou superior a 4 tarifas.

  • 6.O que é Bilhete Único "Mãe Paulistana"? Ver Resposta
    R.

    O Bilhete Único "Mãe Paulistana" é custeado pela Secretaria Municipal da Saúde, que garante a utilização do transporte coletivo do Município de São Paulo (ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM) para que a gestante que precisa de um acompanhamento no pré-natal na rede municipal de saúde faça consultas e exames.

  • 7.Como faço para adquiri-lo? Ver Resposta
    R.

    Para obter o Bilhete Único "Mãe Paulistana", compareça a uma UBS - Unidade Básica de Saúde, munida de documentos e faça o pedido.

  • 8.Bilhete Único "Mãe Paulistana" é igual ao Bilhete Especial Gestante? Ver Resposta
    R.

    Não. O Bilhete Único “Mãe Paulistana” é custeado pela Secretaria Municipal da Saúde, que garante a utilização do transporte coletivo do Município de São Paulo (ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM) para que a gestante que precisa de um acompanhamento no pré-natal na rede municipal de saúde faça consultas e exames.

    Para adquiri-lo é necessário dirigir-se a uma UBS – Unidade Básica de Saúde.

    O Bilhete Único Gestante é fornecido às gestantes a partir do 5º mês de gravidez e permite o desembarque pela porta dianteira, após o pagamento da passagem ao cobrador e o giro da catraca.
    Ele não isenta a titular do pagamento da passagem e pode ser adquirido nos Postos da SPTrans instalados nas Subprefeituras. Para obtê-lo é necessário comparecer ao posto munido dos originais e cópias do seu RG e comprovante de endereço com CEP, além do atestado médico, indicando o período de gestação.

     
  • 9.Como funciona a liberação dos créditos para o Bilhete Único "Mãe Paulistana"? Ver Resposta
    R.

    Quem define o período de liberação de créditos à gestante é o médico da UBS. Quem define a quantidade de créditos para o Bilhete Único "Mãe Paulistana" e efetua a compra é a Secretaria Municipal de Saúde por meio das Unidades Básicas de Saúde.

    Após a confirmação do pagamento dos créditos, a gestante só precisa comparecer a um dos Postos Autorizados e Pontos de venda para carregar os créditos em seu cartão.
  • 10.Há restrição para o uso do Bilhete Único "Mãe Paulistana" nos meios de transporte coletivo urbano do município de São Paulo? Ver Resposta
    R.

    Sim. Há limite de 30 minutos para reapresentação do cartão no mesmo ônibus ou micro-ônibus e para reapresentação na mesma linha do Metrô e CPTM. Se você tentar passar o cartão novamente antes de terminado o prazo de restrição, no visor do validador aparecerá a mensagem: bloqueio temporário.

  • 11.Posso pagar a passagem de outra pessoa utilizando o meu Bilhete Único "Mãe Paulistana"? Ver Resposta
    R.

    Não, o uso desse Bilhete Único é pessoal e intransferível. A sua utilização por terceiros caracteriza fraude contra o sistema e acarreta o bloqueio/apreensão do cartão. 

  • 12.Como devo proceder se meu Bilhete Único "Mãe Paulistana" não funcionar na catraca? Ver Resposta
    R.

    A maneira correta de utilizar o cartão é aproximá-lo do campo de leitura do validador, aguardar a luz verde e o sinal de bip  e só então retirar o cartão. A retirada rápida do cartão pode comprometer a leitura dos dados e corromper o cartão.

    Se ocorrer de seu cartão não funcionar na catraca fique atento ao sinal do validador, se não for saldo insuficiente faça uma nova tentativa observando o tempo necessário para que o equipamento faça a leitura dos dados.

    Se mesmo assim o problema persistir, pague a tarifa em dinheiro ao cobrador, dirija-se a um Posto Autorizado da SPTrans e  apresente o cartão para análise e possível restauração das informações.