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Imagem ilustrativa, contendo a vista aérea de uma estação do Expresso Tiradentes.

SPTrans adota medidas para o Bilhete Único e atendimento nos postos

20 de março de 2020 - 17h27

Mudanças abrangem o atendimento nos postos e para o Bilhete Único Estudante, Especial PCD,e Especial Idoso


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da SPTrans, promove mudanças no Bilhete Único Estudante (gratuidade e meia tarifa), Bilhete Único Especial PCD e no atendimento no Posto Central e nos postos instalados nas subprefeituras.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou como pandemia a circulação do novo vírus causador da COVID-19. A transmissão já ocorre regionalmente no Brasil e é necessário adotar medidas para conter a disseminação da doença.

As medidas visam evitar o contágio pelo coronavírus (Covid-19) e, assim, garantir a segurança dos usuários e colaboradores da SPTrans.


Fechamento do Posto Central e dos Postos de Atendimento nas subprefeituras

A partir de segunda-feira, dia 23 de março, o Posto Central, localizado na Rua Boa Vista nº 274, Centro, e os Postos de Atendimento nas Subprefeituras serão fechados por tempo indeterminado.


Posto Central

Para quem já solicitou o pré-agendamento, a SPTrans viabilizará o atendimento remoto. E as auditorias médicas, inclusive as já agendadas, serão reagendadas quando o serviço for retomado.

Os usuários deverão acessar o link: http://www.sptrans.com.br/atendimento para serem atendidos de forma on-line.


Postos de atendimento nas Subprefeituras

A partir do dia 23 de março, os Postos de Atendimento nas Subprefeituras serão fechados por tempo indeterminado.

Por esse motivo, a partir desta data a revalidação do Bilhete Único Especial para Pessoas com Deficiência será automática, por até 90 dias. Em caso de dúvidas acesse o link: http://www.sptrans.com.br/atendimento.


Atendimentos nas Bilheterias nos terminais urbanos

A partir do dia 23 de março, segunda-feira, o atendimento nos postos instalados nos terminais de ônibus será das 6h às 22h, de segunda a segunda.


Vale destacar que um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento é a recarga do bilhete, que pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site http://www.sptrans.com.br/app/. Após a compra dos créditos, recarregue o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos.


Renovação automática do Bilhete Único Especial PCD


Todos os cartões de Bilhete Único Especial PCD com data de validade a partir de 23 de março serão revalidados automaticamente por até 90 dias para evitar o comparecimento presencial.


Suspensão das cotas de gratuidade e da comercialização de meia tarifa do Bilhete Único do Estudante

A partir do dia 23 de março, a comercialização da meia tarifa para estudantes está suspensa com base no Decreto Nº 59.283, de 16 de Março de 2020, que determina a interrupção gradual das aulas na rede pública municipal de ensino. Vale ressaltar que a cota já adquirida poderá ser utilizada normalmente.

Já a cota de gratuidade de abril não será gerada, mas a cota que já foi disponibilizada e carregada no cartão também poderá ser utilizada normalmente. Ou seja, tanto para a gratuidade quanto para a meia tarifa os créditos já carregados no cartão continuam disponíveis para utilização dos estudantes.


Suspensão do envio do Bilhete Único Estudante para as escolas


A SPTrans suspendeu o envio de cartões de Bilhete Único Estudante para as Unidades de Ensino, tendo em vista que ficarão fechadas pelos próximos dias.


Idoso pode tirar dúvidas sobre o Bilhete Único Especial Idoso por e-mail

Excepcionalmente, os idosos podem tirar dúvidas, bloquear o Bilhete Único Especial Idoso (por motivo de perda ou roubo) e até apresentar justificativa após bloqueio do cartão pelo e-mail atendimento.idoso@sptrans.com.br. A SPTrans informa ao passageiro idoso que não haverá atendimento presencial e para qualquer dúvida, envie e-mail.

Importante mencionar que mesmo sem o cartão a pessoa idosa poderá embarcar e desembarcar pela porta dianteira do veículo apresentando ao operador um documento oficial com foto no momento do desembarque.


Confira aqui se a sua linha de ônibus será alterada por conta do recesso escolar no link http://www.sptrans.com.br/covid-19


Assessoria de Imprensa