Home > Cultura nos Terminais

Imagem ilustrativa


Vários terminais de ônibus da cidade receberão exposições fotográficas ao longo do ano, em mais uma parceria da SPTrans com a Fundação Stickel. Veja mais detalhes sobre cada uma delas e o cronograma das exposições:




Olhares Sobre a Cachoeirinha/ Jaçanã


Moradores dos bairros de Vila Nova Cachoeirinha, Jaçanã e suas respectivas adjacências vivenciaram as suas comunidades de um jeito diferente. Eles participaram do curso de fotografia “Olhares Sobre a Cachoeirinha” e “Olhares Sobre o Jaçanã”, que propõem despertar uma nova percepção do cotidiano através das lentes de uma máquina fotográfica. A mostra trará as melhores fotos de cada um dos participantes, com curadoria do fotógrafo e educador Lucas Cruz e do presidente da Fundação Stickel, Fernando Stickel.

 

Clicando o Brincar


A fotografia foi o instrumento usado pelo educador André Monteiro para explorar a relação do lúdico e da brincadeira com o cenário urbano. No curso promovido pela Fundação Stickel, os alunos empreenderam uma descoberta visual sobre o que é o brincar e sua importância nas relações humanas. Essa descoberta agora poderá ser compartilhada com o público da SPTrans em uma exposição que traz uma seleção dos trabalhos fotográficos realizados durante a oficina. Os registros expõem um panorama que expande o primeiro significado que damos ao termo “brincar”, apresentando a perspectiva e interpretação de cada fotógrafo.


 

O Espaço Criado pela Luz


A arquitetura de São Paulo ganhou um registro inspirado e cheio de frescor pelos alunos do curso “Introdução à Fotografia de Arquitetura: o espaço criado pela luz”. Com curadoria da fotógrafa Ana Mello, que ministrou a oficina.
 De prédios assinados a espaços ícones do centro, passando pela efervescência da periferia e pelo grafitti que já é parte inerente do cenário urbano, o ensaio traz a visão pessoal de cada autor sobre a cidade. Visão esta transformada ao longo dos treze encontros nos quais eles tanto aprenderam as técnicas fotográficas para clicar o objeto proposto, quanto descobriram o papel da fotografia de arquitetura na compreensão do local onde vivem. A exposição é o resultado final do workshop gratuito promovido pela Fundação Stickel com a fotógrafa, como contrapartida pela publicação de “Franz Heep: Um Arquiteto Moderno”. O livro, projeto de Fernando Serapião a partir do doutorado de Marcelo Barbosa e com fotos da própria Ana Mello, traz um estudo sobre o legado do arquiteto Franz Heep no desenho da capital paulista. Sua publicação se dará por meio do edital do CAU/SP pela editora Monolito, com apoio da Fundação Stickel.


 

Cronograma:

  • Capelinha 
    12/04 a 30/04  "O Espaço Criado pela Luz"
  • Campo Limpo
    10/05 a 03/06  "Clicando o Brincar"  
  • Sacomã 
    12/06 a 01/07  "Clicando o Brincar" 
  • João Dias
    11/07 a 31/07  "Olhares Sobre a Cachoeirinha/ Jaçanã" 
  • Campo Limpo 
    11/08 a 02/09  "O Espaço Criado pela Luz"  
  • Guarapiranga
    08/09 a 30/09  "O Espaço Criado pela Luz" 
  • Guarapiranga
    11/10 a 31/10  "Olhares Sobre a Cachoeirinha/ Jaçanã" 
  • João Dias
    10/11 a 30/11  "Clicando o Brincar" 
  • Guarapiranga 
    08/12 a 19/12  "O Espaço Criado pela Luz"



 

 


SPTrans Prefeitura de So Paulo Secretaria de Mobilidade e Transportes.




So Paulo Transporte S/A
Rua Boa Vista, 236 - Centro - So Paulo/SP
CEP: 01014-000




Telefone
Central 156

  Prefeitura de So Paulo - Viaduto do Ch, 15 - Centro - So Paulo, SP - CEP 01002-020  

©2017 So Paulo Transporte S/A | Poltica de Privacidade