Home > A SPTrans

a_sptrans

A SPTrans

Nesta área você fica sabendo um pouco da história da SPTrans e também como o transporte coletivo da cidade de São Paulo funciona e o que é preciso para operar o sistema que movimenta milhões de passageiros por dia.


Histórico

A cidade de São Paulo tem uma população de mais de 12 milhões de habitantes. Para atender a essa demanda, todas as linhas de ônibus são operadas por empresas privadas, sob a gestão da São Paulo Transporte S.A. - SPTrans. O sistema é operado por consórcios, formados por empresas, para atender o Subsistema Local e Estrutural e são responsáveis pela operação de 15 mil veículos em mais de 1.300 linhas.

Além dos coletivos sob a gestão da SPTrans, a cidade de São Paulo é servida pela Companhia do Metropolitano e pela CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, controladas pelo Governo Estadual.

Para ligar São Paulo às demais regiões da cidade, o sistema metropolitano de ônibus, sob responsabilidade da EMTU, também subordinado ao Governo Estadual, oferece uma extensa rede de linhas operadas por empresas privadas, um corredor intermunicipal em faixa segregada com linhas-tronco de ônibus a diesel e trólebus, além de um serviço rodoviário especial, que atende ao Aeroporto Internacional.

Em 8 de março de 1995, a empresa que tem por finalidade a gestão do sistema de transporte da cidade recebe o nome de SPTrans - São Paulo Transporte S.A.

SPTrans Prefeitura de São Paulo Secretaria de Mobilidade e Transportes.




São Paulo Transporte S/A
Rua Boa Vista, 236 - Centro - São Paulo/SP
CEP: 01014-000




Telefone
Central 156

  Prefeitura de São Paulo - Viaduto do Chá, 15 - Centro - São Paulo, SP - CEP 01002-020  

©2017 São Paulo Transporte S/A | Política de Privacidade